SEMANA DE FILOSOFIA: Dignidade Humana e Pós Verdade
14/05/2019 00:19 em UNISAL

“A verdade vos libertará” (João 8, 32b)             

 

Nessa segunda-feira (13) o curso de filosofia do UNISAL -Lorena iniciou a Semana da Filosofia 2019, com o tema “Direitos Humanos em tempos de Pós-Verdade”. A palestra do primeiro dia foi “A Era da Pós-Verdade: implicações e ameaças à dignidade humana”, pelo Prof. Dr. Pe. Mário Marcelo Coelho. A Rádio Dom cobriu o evento.

 

- A Pós-Verdade

O termo que ganhou popularidade nos últimos anos, principalmente no meio político, é um assunto que permeia grande parte das discussões filosóficas atualmente. O Oxford Dictionaries, em 2016, elegeu “pós-verdade” como a palavra do ano. Mas, a que se deve a ascensão desse termo e o que, de fato, significa “pós-verdade”?

Para entender melhor o que significa, retornar à etimologia da palavra, ajuda a compreensão. O prefixo “pós”, de origem latina, traduz a ideia de posterior, o que vem depois, assim, por exemplo, pós-guerra é o período depois do término da guerra, portanto pós-verdade, textualmente significa aquilo que vem após a verdade.

Uma das características que também axilia a compreender o termo, é a não objetividade da informação. Em tempos de pós-verdade é mais valido o sentimento, emoção e opinião que a informação verdadeira em si. Com isso podemos citar alguns eventos dos últimos anos que, geopoliticamente, envolveram o mundo todo.

A eleições nos EUA que elegeram Donald Trump é um cenário claro para entender o fenômeno, com um discurso caloroso e até mesmo muitas vezes ofensivo, atingindo minorias e indo contra a maré do “politicamente correto”, Trump abafou uma série de fatos, dados comprovados, com Fake News (noticias falsas, que não se resume em pós-verdade) e a emoção que sobressaiu sobre a razão. Pode se observar a mesma situação no BREXIT, em que os apoiadores da saída do Reino Unido da União Europeia utilizaram-se mais de discursos xenofóbicos e populares do que propriamente de dados comprovados por pesquisas sérias. E não somente nessas situações é observada a “aplicação da pós-verdade”, em países da América Latina nas últimas eleições também foi possível observar claramente o mesmo.

A pós-verdade ronda nossos ambientes, físicos e virtuais, se propaga através de uma ideologia que em certas vezes preguiçosa e outras muito planejada e perversa, que visa tirar o esforço de adquirir o conhecimento ao nivelar uma opinião e um estudo acadêmico. Assim não são raras as vezes em que nas redes sociais nas mais diversas discussões pessoas tornam-se “especialistas” no assunto sem ao menos estudá-lo de fato. Para pós-verdade o válido é a informação que lhe agrada, independentemente de sua veracidade.

 

- A Dignidade Humana

 

A dignidade humana é afetada ao negar a verdade e ao negar a reflexão sobre o fato. A pós-verdade relativiza a verdade, banaliza a objetividade e superestima o discurso emocional. Acreditando na verdade e que essa é verdadeiro instrumento de libertação da opressão e da ignorância, a busca incessante nos estudos, pesquisas e debates pela verdade se faz mais necessária que nunca.

 

Confira o podcast da conferência de hoje!

 

 

Por Davi Dias 

COMENTÁRIOS
NOSSOS PARCEIROS