Ícone do basquete Oscar Schimidt visita o Salesiano Socoraba
03/06/2019 08:19 em Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora

No dia 29 de maio, o ex-aluno salesiano Oscar Schmidt e ícone do basquete mundial, esteve no Colégio Salesiano São José, o Salesiano Sorocaba, no interior paulista Apesar de vir a trabalho para cumprir uma rápida agenda publicitária na cidade, houve tempo para se encontrar e bater papo com alguns alunos, professores de educação física e com os salesianos. Foi um momento muito especial.

 

Quando se fala em basquete brasileiro, o primeiro nome que vem a cabeça é o do Oscar. Ele completou 61 anos em fevereiro e é praticamente uma lenda do nosso esporte. Sempre se destacou como grande líder das equipes que jogou e faz questão de dizer que aprendeu na escola quais os valores importantes para exercer a boa liderança.

 

Seus números impressionam, foram mais de 49 mil pontos feitos na carreira, o maior cestinha do mundo. Colecionou inúmeros títulos como campeão pan-americano, bi-campeão sul-americano, bi-campeão da Copa América e muitas outras conquistas. Participou de cinco olimpíadas e de mais de 300 partidas pela seleção brasileira. Enfim, seus resultados expressam a sua dedicação e o amor que teve e tem pelo esporte.

 

Oscar sempre foi homem de fé e uma das imagens mais significativas foi da benção do Papa Francisco, no Rio de Janeiro, quando esteve em visita ao Brasil. Naquele momento ele iniciava uma luta contra o câncer no cérebro e até hoje faz tratamento, mas como disse ele, “a vida é incrível, depois que descobri essa doença eu vivo muito mais do que eu vivia antes”.

 

O craque estudou nos colégios salesianos de Natal e Brasília, de onde guarda um carinho e um reconhecimento muito grande. Perguntado pelo padre José Rodolfo se havia gostado de estudar nos colégios salesianos, Oscar responde prontamente: “Claro! Meu pai não tinha muito dinheiro, mas a educação era prioridade em casa, gostava muito do salesiano!". Antes de partir o craque da bola laranja, emocionado, entrou no ginásio esportivo da escola e deixou uma pequena mensagem aos alunos: “Não deixem de estudar, façam o esporte que quiserem e uma boa sorte pra todos!”.

Fonte: Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora

COMENTÁRIOS
NOSSOS PARCEIROS