Formandos Salesianos se reúnem em encontro Inspetorial
27/07/2019 15:01 em Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora

A Comissão Inspetorial de Formação de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, realizou, entre os dias 23 e 27 de julho mais uma edição do Encontro Inspetorial de Formandos. 28 jovens provenientes das fases formativas presentes na Inspetoria (Pré-Noviciado, Pós-Noviciado, Tirocínio e Teologia) participaram do encontro. 

 

O encontro que permitiu a fraternidade a troca de experiências, formação e confraternização entre aqueles que estão nas fases da formação inicial da vida consagrada salesiana, refletiu o tema proposto pelo Papa Francisco no Sínodo da Juventude: “Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. 

 

Os formandos chegaram na noite do dia 23, terça-feira. Na manhã de quarta-feira, além da oração da manhã, padre Mauricio Miranda, delegado para a formação abriu o encontro com palavras de encorajamento aos presentes. Na sequência, padre Rubens, OMI (Conselheiro do Regional de São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB) realizou uma conferência no período da manhã com o tema: "O Primado de Deus na consagração religiosa". 

 

Após o almoço, o padre Paulo Manoel, SDB que atualmente reside em Roma e está no Brasil em visita a familiares conduziu parte da tarde com o tema: “Dom Bosco e os jovens no acompanhamento vocacional”. Também aproveitou para conviver com os formandos e contar de sua experiencia de estudos - sua atual missão diante da congregação. Padre Paulo que já retorna à Roma, deve voltar definitivamente para a Inspetoria de São Paulo no inicio do segundo semestre de 2020. 

 

A missa foi presidida neste dia pelo padre Maurício Miranda e contou com a presença dos padres: Luís Fabiano (diretor do Pós-Noviciado), padre Dilson Passos (Diretor do Pré-Noviciado), Tiago Eliomar (Delegado inspetorial para a Pastoral Vocacional) e padre Roque Luiz Sibioni (Vice-Inspetor), além do Ir. Eduardo e da psicóloga Rosana Miranda, membros da CIF (Comissão inspetorial de Formação) que aproveitaram para também refletir e encaminhar questões relacionadas aos processos formativos, durante dois dias de encontro. 

Após a missa, os formandos se reuniram em festejos “julinos" para celebrar a vida e a vocação. 

 

No dia 25, os jovens salesianos tiveram um dia de convivência no Sítio Santa Terezinha, localizado na cidade de Vargem Grande Paulista, interior de São Paulo, além de participarem da celebração eucarística presidida pelo padre Eraclides que também partilhou dos meses que esteve em Roma no curso de Formadores. 

 

Na sexta-feira, depois da oração da manhã, padre Roque Luiz Sibioni, SDB, conduziu a conferência que abordou o tema: "Dimensão Vocacional da Pastoral Juvenil”, além de oportunizar a duas jovens conselheiras da Articulação da Juventude Salesiana inspetorial, apresentarem aos formandos o resultado de uma pesquisa realizada entre os jovens destinatários sobre a eficácia da presença salesiana em São Paulo. 

 

À tarde o espaço foi reservado a conversas com o padre Luiz Otávio (Ecônomo Inspetorial) que apresentou a situação financeira da Inspetoria, padre Tiago Eliomar (Delegado para a Pastoral Vocacional e Missionária Inspetorial) que salientou a importância de se “vocacionalizar" todas as pastorais, finalizando com a palavra do Inspetor, padre Justo Ernesto Piccinini que explanou de modo geral e sintético a situação da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora - SP. A programação do dia foi encerrada com a missa presidida pelo padre Roque Luiz e um torneio esportivo com duas modalidades: futsal e vôlei onde os times foram formados entre as fases, culminando em fraternidade e diversão entre formandos e também formadores. 

 

No sábado (27), último dia de encontro, a primeira parte da manhã foi destinada a avaliação do evento, bem como a missa presidida pelo padre Inspetor, Justo Ernesto Piccinini e concelebrada pelo padre Natale Vitali Forti - Conselheiro Regional Cone-Sul da Congregação Salesiana. 

 

Os formandos se despediram após o almoço e voltaram para suas comunidades em São Carlos (pré-noviciado), Lorena (pós-noviciado), São Paulo (Teologia) e outras presenças (Tirocínio). 

 

  

Confira algumas fotos do encontro: 

 

 

S. Ronnaldh Oliveira, SDB 

Fotos: Formandos Salesianos, padre Roque Luiz Sibioni, padre Tiago Eliomar e Padre Eliano. 

COMENTÁRIOS
NOSSOS PARCEIROS