Estreia 2020: “Bons cristãos e honestos cidadãos”
27/07/2019 22:31 em CONGREGAÇÃO SALESIANA

O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, lançou oficialmente o tema da Estreia 2020. Uma Estreia aguardada tanto pelas circunstâncias históricas que se apresentam, quanto pela atualidade e validade pastoral de uma mensagem que parte do Sucessor de Dom Bosco: «Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra» (Mt 6,10) “Bons cristãos e honestos cidadãos”.

 

Alguns perguntarão as razões deste tema e da reflexão para 2020. O próprio Reitor-mor conta: “depois de ouvir a consulta mundial da Família Salesiana em maio, escolhi este tema porque temos acompanhado os passos da Igreja com as famílias, vimos a realidade dos jovens no Sínodo e nos abrimos a um belo desafio que temos como Família Salesiana: continuar a ser verdadeiros evangelizadores-educadores na fé dos jovens”.
 

Por outro lado, o Reitor-mor enfatiza, na Estreia 2020, que “como Família Salesiana devemos estar atentos aos grandes desafios humanos de nosso mundo, como a honestidade como pessoas, viver uma cidadania comprometida que busca o bem, tornar presente na vida a Doutrina da Igreja, a opção pelos menos favorecidos, assegurar que os cristãos e nossos jovens estejam a serviço do povo, por meio do serviço da política, prestar uma atenção especial à Encíclica «Laudato Si'», prestar atenção às mudanças climáticas e ao cuidado com a criação e, claro: a firme defesa que a Família Salesiana deve ter em relação aos Direitos Humanos e, em particular, aos direitos das crianças, que são o elo mais frágil. Com essas abordagens, queremos propor os dois grandes pilares da educação de Dom Bosco e torná-los atuais”.
 

A Estreia 2020 oferece a oportunidade de reconstruir o que Dom Bosco pensava e o seu jeito de fazer e agir, no meio dos seus jovens.

 

Fonte: Agência Info Salesiana

COMENTÁRIOS
NOSSOS PARCEIROS