Diretores das comunidades salesianas se reúnem em SP
04/08/2019 17:18 em BRASIL SALESIANO
A Comissão Nacional de Formação realiza até 2 de agosto em Campos do Jordão, SP, o Encontro Nacional de Formação de Salesianos Diretores das Comunidades Salesianas das seis Inspetorias do Brasil.


Estão presentes no evento o conselheiro regional, padre  Natale Vitali Forti, os inspetores padre Asídio Deretti (Porto Alegre), padre Justo Piccinini (São Paulo), padre Gildásio Mendes (Campo Grande), padre Orestes C. Fistarol (Belo Horizonte), padre Jefferson Luís da Silva Santos (Manaus), além de 78 diretores.

O Encontro, que teve início em 29 de julho, está sendo assessorado pelo Centro Regional de Formação de Quito, com a presença dos padres Luis Miguel Timossi, Salvador Delgadillo e Manoel José Pérez.

“Este momento de formação continuada é muito importante porque o diretor ocupa um papel primordial na Congregação Salesiana e é necessário refletir sobre sua figura e voltar a ser aquilo que Dom Bosco queria do diretor”, disse o padre Natale na abertura do encontro.

Em seguida, padre Salvador apresentou o objetivo do evento: “viver um encontro formativo com tom oratoriano que leve a aprofundar e apropriar-se da identidade carismática do diretor salesiano, como pensou e viveu Dom Bosco (como referente fundamental), e atualizá-la nos novos contextos, mediante a iluminação, a oração, a reflexão, a participação e a convivência.

Ao longo do encontro os diretores estudaram e refletiram sobre a carta que Dom Bosco enviou ao padre Rua, denominada: “Recordações confidenciais.”

Eles também realizaram trabalhos em grupo, seguido de plenário, participaram de uma celebração eucarística, além de um jantar de confraternização, com noite cultural.

Os diretores também estudaram a figura do diretor, através dos vários documentos da Congregação Salesiana e do magistério dos Reitores-mor, o exercício da paternidade e a apresentação do novo Manual do Diretor.

 

Fonte: Tarcizio Paulo Odelli 

Boletim Salesiano 

COMENTÁRIOS
NOSSOS PARCEIROS