Romaria da Família Salesiana 2019
27/08/2019 20:40 em FAMÍLIA SALESIANA
Em agosto, mês dedicado a Dom Bosco, são inúmeras as homenagens ao Santo fundador da Família Salesiana. Uma das mais tradicionais é a romaria a Aparecida, realizada todos os anos com a participação de milhares de devotos. Confira no Boletim Salesiano!

Este ano, a 19ª Romaria da Família Salesiana a Aparecida foi realizada no dia 17 de agosto e teve como tema “Santa Mãe de Deus, rogai por nós”. Participaram os grupos da Família Salesiana de São Paulo, entre os quais: Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA – Irmãs Salesianas), Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Salesianos Cooperadores (SSCC), Ex-alunos e ex-alunas de Dom Bosco e Comunidade Canção Nova; milhares de jovens das presenças salesianas em todo o Estado e representantes de outras inspetorias.

Os romeiros se concentraram no Porto Itaguaçu, às margens do rio Paraíba do Sul, onde aconteceu o milagre que originou a devoção a Nossa Senhora sob o título de Aparecida, fazendo dela a padroeira do Brasil.

O padre Justo Piccinini, SDB, inspetorda Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, e a irmã Helena Gesser,FMA, inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena, fizeram a motivaçãopara iniciar a caminhada rumo à Basílica.

Sob um céu azul, os peregrinos meditaram sobre o chamado à santidade, olhando para o exemplo de Santa Maria e pedindo a sua intercessão. “Neste ano, estamos vivenciando a Estreia do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime: ‘Santidade é também para você’, unida a tantos estímulos do nosso Santo Padre, o Papa Francisco, e pelos documentos da Igreja, para uma santidade atual, simples e comprometida – vivida no cotidiano”, ressaltou o padre André Torres, SDB, delegado inspetorial para a Família Salesiana. Animando a romaria em cima de um trio elétrico, ele pediu para os peregrinos pegarem o celular, fazerem uma selfie e postaremnas mídias sociais com a hashtag, #santidadeétambémparavocê.

A Romaria da Família Salesiana a Aparecida foi finalizada com a celebração da Eucaristia, ao meio-dia, presidida pelo bispo auxiliar de Manauso salesiano dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santosque destacou em sua homilia que“Dom Bosco é o santo da alegria”.

Celebrando os 150 anos de fundação da ADMA, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entregue à coordenadora provincial da Associação, Tania Campos. A imagem vai percorrer os 20 grupos da ADMA existentes no Estado de São Paulo.

 

Maria Inês de Souza Bruno é conselheira provincial dos Salesianos Cooperadores em São Paulo. Com informações: Padre André Torres, SDB.

COMENTÁRIOS
NOSSOS PARCEIROS