INSTITUTO DOM BOSCO - BOM RETIRO

 

 

O Instituto Dom Bosco São Paulo –SP, é uma obra Centenária 100% social que faz parte da Rede Salesiana Brasil: Uma Instituição reconhecida mundialmente pelas suas práticas socioeducativas e pastorais nos mais diversos âmbitos. A Instituição localizada na região do Bom Retiro, que existe desde 1919, está vinculada a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e conta com o convênio da Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria Municipal Assistência Desenvolvimento Social, da iniciativa privada e admiradores do trabalho desenvolvido em prol da juventude. Atende centenas de famílias de baixo poder aquisitivo com serviços gratuitos, distanciando-os de perigos sociais e suprindo necessidades básicas como alimentação equilibrada e saudável, assistência odontológica, acompanhamento psicológico e orientações para a vida em família e sociedade. Ao todo atende mais de 6 mil pessoas por ano, o que representa cerca de 1.500 famílias beneficiadas com diversas formas de assistência.

Os Núcleos FIC (Formação Inicial Continuada Adolescentes, Jovens e Adultos), CEDESP Núcleos Profissionalizantes no Bom Retiro e Vila Paulistana e o Programa Vida Melhor Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Bom Retiro, criam novas  perspectivas com o apoio de uma equipe de educadores capacitados para desenvolver competências por meio do ensino técnico associado à formação humana e orientação para o mercado de trabalho para adolescentes e jovens (15 à 59 anos), além de oficinas de música, capoeira, dança, atividades corporais e lúdicas para crianças e pré-adolescentes (06 às 14 anos).

 

BECO DO BOM RETIRO GANHA CORES E DOM BOSCO ATRAVÉS DO GRAFFITI 

Com o objetivo de proporcionar ações educativas que favorecem o protagonismo, o desenvolvimento da autoconfiança e de novas perspectivas de vida, Marco Valadares, que desenvolve a Oficina de Grafitti e Arte Urbana no Instituto Dom Bosco São Paulo, unidade Bom Retiro elaborou junto com a turma do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM o Projeto Colorindo o Beco. 

​O beco que está localizado na Rua Samuel Brener (lateral direita do Instituto), é um ótimo atalho para os que por ali transitam, mas devido ao impacto cinzento que o beco causava, educandos da obra, alunos de escolas da região, além de trabalhadores e moradores locais, optavam pelo caminho mais extenso, próximo à avenida, sentindo-se “mais” seguros.  O projeto desenvolvido transformou a realidade do beco, que agora colorido não é só um local visto como seguro e alegre, mas também ponto turístico para fotos e selfies. 

​Entre as cores há a assinatura personalizada das crianças de 9 e 10 anos que participaram do Projeto, a figura de Dom Bosco e seu cachorro Grigio, além da arte desenvolvida pelo artista. 

​"No ano centenário do Instituto Dom Bosco a comunidade do Bom Retiro e entorno da região central de São Paulo é presenteada. Pudemos juntos com as crianças trocar experiências plásticas e de convívio, mas muito além do artístico e pedagógico, o projeto de arte pública revitaliza um espaço urbano comunitário, dando mais segurança e fruição aos muitos transeuntes que por aqui circulam. É excepcional." declarou Marco. 

 

Para contribuir com as ações do Instituto Dom Bosco ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Fabiana Santello - Comunicação IDB

Edição: Guilherme Freitas, sdb - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.