Associação Beneficente Bom Pastor

 

É setembro, e novamente a Rádio Dom apresenta mais uma Obra Salesiana, com o intuito de divulgar mais um espaço gerador de vida. Com muita alegria, hoje é dia de falarmos da Associação Beneficente Bom Pastor. Esta Obra é uma associação civil de natureza beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins econômicos ou lucrativos, de caráter assistencial social e educacional.

A Associação possui três Centros de Educação Infantil (CEI) que atendem crianças de 0 a 4 anos, além de quatro programas complementares, que são: Atenção Integral à Família, Capacitação Continuada de Educadores, Educação Socioambiental, e Gestão de Talentos. O CEI tem o objetivo de promover momentos de convívio socioeducativo em espaço de igualdade, participação e liberdade criando condições para o desenvolvimento global da criança.

A Associação desenvolve serviço específico de educação, nos termos regulamentados pela Lei Federal, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Com muito orgulho, no ano de 2019, foram atendidas 755 pessoas, realizados 92.743 atendimentos e servidas 399.253 refeições.

 

IMPACTO 

A família é o foco da prática pedagógica da Associação, sendo considerada um “sujeito” e não mera beneficiária do trabalho socioeducativo, muito menos “problema”, portanto, ela passa a ser o eixo articulador de todos os serviços e programas existentes, sendo a principal preocupação e fonte inspiradora da ação social.

A instituição exerce um trabalho preventivo e educativo, junto à comunidade, pautado nos princípios de Dom Bosco que se fundamenta no respeito e atendimento aos direitos inerente à pessoa humana, na proteção integral, assegurando-se todas as oportunidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Este trabalho representa o respeito às relações humanitárias, acredita na promoção da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e da família como um todo. Visa à formação social e o desenvolvimento das aptidões culturais, profissionais, artísticas e esportivas. Além de estar em plena sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É de grande importância ressaltar aqui que o sucesso da atuação tem sido conquistado com a credibilidade de muitos parceiros que têm investido no trabalho realizado. Os objetivos propostos são plenamente alcançados, por meio do envolvimento e compromisso de todos os colaboradores.

 

PROJETOS 

O projeto de maior sucesso desenvolvido pela Associação Beneficente Bom Pastor, além do trabalho diário na educação infantil, foi o Projeto de Mutirão Habitacional, cujo resultado foi a construção de 1020 apartamentos para famílias em situação de vulnerabilidade, num condomínio denominado “Portal Dom Bosco”. 

O Projeto de Mutirão Habitacional, durou vários anos para ser concluído, desde as lutas iniciais para a conquista da moradia, junto ao Governo Estadual, proporcionou às centenas de famílias a conquista efetiva de sua autonomia, se tornando possível a moradia tão necessária e sonhada.

A Associação mantém a solidez, credibilidade e respeito, expandindo sua ação socioeducativa e pastoral do trabalho juvenil e familiar, para outras regiões mais carentes, com planejamento estratégico prévio e análise do redimensionamento. Visando contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal.

A Instituição Beneficente está vocacionada para realizar atividades socioeducativas que envolvam a mobilização de comunidades, a articulação com o poder público, ações voltadas para a juventude e pessoas em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal na medida em que dispõe de um sólido modelo de educação com infraestrutura própria e equipes treinadas para o trabalho social.

A Associação possui programas, como: abstenção integral à família (acompanhamento, encontros, grupos de aplicação e orientação), capacitação continuada dos colaboradores, educação socioambiental e gestão de talentos. 

Neste mês de Setembro Amarelo, a Rádio Dom preza, assim como a Associação Beneficente Bom Pastor, o trabalho pelo bem comum, para a vida e pela dignidade humana. Valorize a sua vida e a do outro. Diga sim a vida!

Para contribuir com as ações da Associação Beneficente Bom Pastor ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Cristiane Vitale – Diretora Executiva Associação Bom Pastor

Notícia: Clara Lorena, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.