CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CORAÇÃO DE JESUS

          O Centro de Educação Infantil (CEI) Coração de Jesus é localizado no município de São Paulo situado a Alameda Glete, 240, Campos Elíseos-SP. Mantido pelo Liceu Coração de Jesus é conveniado com a prefeitura do Município de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Foi fundado em outubro de 1994 com o intuito de atender as necessidades das famílias do bairro que precisavam de um lugar seguro onde pudessem deixar seus filhos nos horários em que estivessem trabalhando.  No dia 12 de outubro do mesmo ano, data da Inauguração, haviam 16 crianças. Com o passar do tempo essa quantidade foi aumentando e já chegou a atender 250 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade.

Presentemente o projeto atende 80 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses. A clientela atual não é somente de moradores do bairro, mas também filhos de pessoas que moram distante e trabalham nas imediações. De um modo geral, são famílias de baixo poder aquisitivo e em sua maioria necessitam das mais variadas formas de apoio, seja ele cultural, social e até na alimentação.

O atendimento ocorre em período integral de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Neste período as crianças atendidas realizam até cinco refeições balanceadas por dia, contendo leite, frutas, carnes, peixes e verduras. Além disto, todas recebem atendimento de cuidados, carinho e atenção.

 A instituição tem como principal objetivo favorecer o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Tem como referência a Pedagogia Salesiana de educar com amor, promovendo integração da criança com jogos, músicas e brincadeiras.

O CEI Coração de Jesus é aprovado com louvor pelos órgãos públicos e é referência pela prioridade absoluta ao desenvolvimento e bem estar das crianças. Tem também grande aprovação pela integração na comunidade que a apoia e participa das nossas atividades.

É perceptível os impactos gerados pela obra, notando-se a grande satisfação das famílias que participam com maior entusiasmo do desenvolvimento de seus filhos. Também a comunidade é atendida, mostrando-se mais esclarecida e mais atenta aos cuidados gerais das crianças, como saúde e educação.

Por meio da informação e orientação dadas pelos profissionais do CEI, hoje as crianças recebem uma atenção especial para suas necessidades e seus direitos são melhor garantidos.

Diversos projetos são desenvolvidos no CEI, contudo, o que se destaca é o Plantio da Horta que vem sendo trabalhado desde 2017 e por diversos motivos foi o que mais impactou. Um dos impactos é o grande envolvimento de diversas instâncias, desde as próprias famílias, a comunidade, a parceira Porto Seguro, sem contar o envolvimento de todos os funcionários de maneira direta. No Plantio da Horta todos colocam a “mão na massa”.

No projeto do Plantio da Horta trabalha-se diversos aspectos do desenvolvimento infantil: o social, o intelectual, o afetivo e o emocional. Com o plantio a criança desenvolve a experiência do cuidado, da espera, da partilha, do fazer pelo outro, do plantar, do colher, do fazer brotar.

Além do plantio de hortaliças na unidade, as crianças fizeram a plantação na Porto Seguro e os produtos colhidos foram distribuídos para a comunidade. Foram feitas também oficinas culinárias e passeio no Mercado Municipal para conhecer a grande diversidade de alimentos que não fazem parte do seu consumo diário. A partir deste projeto percebemos melhor interesse das crianças e familiares para escolha de alimentos saudáveis.

 

Para contribuir com as ações do Centro de Educação Infantil Coração de Jesus ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Nilza - Diretora do CEI Coração de Jesus

Edição: Radamés Júnior, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.