Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco

 

 

 

          No mês de setembro, em várias partes do mundo, mobiliza-se a campanha do Setembro Amarelo, que tem como ensejo conscientizar o cuidado das saúde mental, promovendo a prevenção ao suicídio. Seguindo este movimento global, a Rádio Dom realizou durante todo o mês a promoção as obras sociais dos Salesianos de Dom Bosco espalhada em todo território do estado de São Paulo.

          Hoje, seguindo a divulgação, apresentamos o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, que está localizado na zona oeste da capital São Paulo. Atuante há mais de 32 anos na região o Centro Juvenil surgiu com a necessidade de atender crianças, adolescentes e jovens da região que se encontrava em situações de vulnerabilidade social. Desde o ano de 1988 esta presença atua junto a este público utilizando-se do carisma salesiano fundado por São João Bosco, Pais e Mestre da juventude.

          Atualmente a obra de cunho social atende certa de 500 crianças e adolescentes, bem como suas famílias. Para os atendidos de forma direta o Centro Social oferece refeições de excelente qualidade, bem como oficinas para crianças e adolescentes no Centro da Criança e Adolescente (CCA), cursos profissionalizantes no Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), além da oportunidade de trabalhos do Programa Jovem Aprendiz.

          Todos esses serviços e atendimentos são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, empresas parceiras que investem no Centro Juvenil, bem como os paroquianos da Paróquia São João Bosco. O Centro Social acontece no mesmo território da Paróquia e por este motivo possui um vinculo muito frutuoso com os paroquianos que ali desenvolvem ações concretas ou doações que estimulem o trabalho social.

          Nestes vários anos em que o Centro Juvenil atua na região, foram desenvolvidos diversos projetos que impactaram de forma significativa na comunidade e na vida dos seus educandos e familiares. Tal impacto é percebido pela propagação do carisma de Dom Bosco que tem como fundamento a razão, religião e a amorevolezza e que desenvolve projetos que formem bons cristãos e honestos cidadãos.

          Uma evidência da efetividade destes projetos foi o Musical que o Centro Juvenil desenvolveu no ano de 2015 na comemoração dos 200 anos de nascimento de Dom Bosco. Como concretização da vivência do carisma desenvolveram o musical que ganhou o nome “Dom Bosco, 200 anos em nossos corações. Além do musical que movimentou toda a comunidade educativa, gravaram ainda neste mesmo ano um CD que levou o mesmo nome do musical e que contou com a participação dos educandos do Centro Juvenil (acesse as músicas aqui)

          Conscientes de que a promoção integral da vida é algo essencial para o carisma salesiano, o Centro Juvenil propõe ao longo de todo mês de setembro atividades que tragam como abordagem o Setembro Amarelo. Entre as atividades propostas estão Lives formativas, adaptando-se assim ao contexto da Pandemia, campanhas de conscientização nas redes sociais e também atividades com esta temática que são enviadas aos educandos.

          Juntamente com o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, a Rádio Dom quer levar a mensagem de que toda a vida importa e todos temos o direito de vida em abundância. Se você é alguém que não está bem e precisa de ajuda, não hesite em pedir. Se você está bem, não hesite em oferecer. Pessoas precisam de pessoas!

          Para contribuir com as ações do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Everton Lima – Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco

Notícia: Guilherme Freitas, Salesiano de Dom Bosco - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.