Centro Salesiano - Mooca

 

O Centro Salesiano chegou ao bairro da Mooca em 1936, com o objetivo de atender os filhos dos operários que residiam no bairro, oferecendo-lhes escola regular e cursos profissionalizantes. Havia também o oratório festivo, que reuniam mais de 200 crianças e adolescentes todos os domingos para atividades de recreativos e esportes.

Em 1986 o país enfrentava uma forte crise econômica, e a obra Salesiana, que contava com uma gráfica de porte, dez cursos profissionalizantes, escola regular de Primeiro Grau e a editora, sofreu mais ainda os efeitos desta crise econômica, por problemas internos, precisando assim abrir mão de muito do que se havia construído para poder manter a missão essencial de obra educacional e de comunicação.

A escola regular fechou na década de 90, já a mantenedora da obra social,  Grafica Salesiana,  foi fechada em 2014, mas permaneceu o ensino profissionalizante gratuito. Desde então o Centro Salesiano vem oferecendo anual, semestral e trimestral os cursos profissionalizantes para a comunidade e região mais carente. Não possuem convênio com a prefeitura e governo, a obra é mantida por doações, apoio de pessoas jurídicas e patrocínios de outras instituições, como SENAC.

O CENTRO SALESIANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROFISSIONAL possui objetivo voltado à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social. Tem por finalidade a ASSISTÊNCIA SOCIAL, como sua atividade preponderante, por meio do amparo, proteção, desenvolvimento, garantia, defesa de direitos da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, no atendimento e assessoramento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social. Além disso, possui a assistência educacional e da concessão de benefícios, de fomento ao convívio familiar, comunitário social e da proteção social da pessoa humana, em sintonia com as normas que regem a Política Nacional de Assistência Social.

O Centro Salesiano acolhe crianças, jovens e adultos buscando desenvolver ações preventivas, priorizando a melhoria da qualidade de vida dos atendidos por meio de oficinas, acompanhamento escolar, atividades esportivas e qualificação de jovens e adultos para a profissionalização.

Entre as atividades desenvolvidas estão os programas de apoio e proteção social básica como: CEDESP (Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV); Parcerias de capacitação Profissional SENAC; Atendimento a famílias; Atendimento Assistencial – Orientação encaminhamento ao CRAS e CREA e Comunidade Aberta – Lazer e cultura.

Este serviço socioassistencial atende jovens e adultos de 15 a 59 anos capacitação e qualificação profissional nos cursos profissionalizantes gratuitos, funciona de segunda-feira à sexta-feira das 08h00 às 17h30. Além das atividades socioeducativas com crianças de 06 a 17 anos e as famílias que acontecem aos Sábados e Domingos conforme calendário do ano.

 A instituição tem capacidade de atender 120 Adolescentes Jovens e adultos (diariamente) nos cursos profissionalizantes gratuitos, e 40 crianças no programa de cultura e lazer aos finais de semana. As aulas são: Inglês Básico, Intermediário e corporativo, Inglês Instrumental para o mundo do trabalho. Aulas práticas e teóricas de Informática: Operador de Computador, Gestão Administrativa e negócios.

 Para contribuir com as ações do Centro Salesiano da Mooca ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Suellen Santos – Setor Administrativo da Obra

Notícia: Radamés Júnior, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.