Centro Social Santa Luzia

 

Com mais uma Obra Salesiana, a Rádio Dom ressalta aqui, a importância do cuidar e educar, apresentando hoje, o Centro Social Santa Luzia.

O Centro Social Santa Luzia é uma organização sem fins lucrativos, localizada no Jardim Nordeste, distrito de Artur Alvim, zona leste da capital de São Paulo. O Centro Social iniciou suas atividades em 9 de outubro de 1984, atendendo crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidades sociais.

A ação colabora há mais de trinta anos dedicada à educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e de vulnerabilidades sociais. Ela promove um espaço adequado para o desenvolvimento de seus educandos em vista da formação de cidadãos de direitos críticos, conscientes e pessoas abertas aos valores transcendentes.

As atividades desenvolvidas passam pelo âmbito da formação humana e cristã, cultura e artes em geral, práticas esportivas e profissionalização com enfoque na inserção no mercado de trabalho, desenvolvidas por meio de projetos pedagógicos sólidos e fundamentos no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Devido à grande demanda e o pequeno espaço físico para o desenvolvimento de suas atividades, em 1997, o Centro Social conseguiu a cessão de um terreno em comodato com a Cúria Diocesana de São Miguel Paulista, onde atualmente se encontra um edifício de mais de 4.000m² que atende, diariamente, cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade, também existem seis unidades que prestam serviços em localidades próximas à sede.

Nos últimos anos, a Obra segue ampliando e qualificando seu corpo de educadores para atender o sempre crescente número de pessoas que ali encontram possibilidades novas de desenvolvimento. 

Com o foco de desenvolver sua missão, o Centro Social Santa Luzia mantém três Centros de Educação Infantil (CEIs), dois Centros para Criança e Adolescente (CCAs), um Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e um Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE/MA).

 

PROJETOS

Além de projetos especiais, como o Oratório festivo e a Escola Socioesportiva Dom Bosco, o Centro Social Santa Luzia é referência no bairro e adjacências na prestação de serviços sociais para a comunidade, sendo assim a comunidade apoia os projetos que são realizados em benefício dos moradores, além de participarem dos serviços oferecidos pelo Centro Social, a comunidade se envolve também em festas e ações sociais em prol do bairro.

O projeto Escola Socioesportiva Dom Bosco, é uma promoção do acesso à prática esportiva, com ênfase no futebol e basquete, diminuindo a exposição dos atendidos aos riscos sociais e de rua. As atividades procuram favorecer o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando a consciência de seu próprio corpo, explorando seus limites, aumentando as suas potencialidades, desenvolvendo seu espírito de solidariedade, cooperação mútua, promovendo sempre a igualdade de gênero, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo vínculos familiares. A metodologia aplicada foi desenvolvida e testada pela Fundação Real Madrid, implica uma didática onde o lúdico oferece a oportunidade para um aprendizado prazeroso e eficaz.

Compartilhe a bondade, a educação e o cuidado. A Rádio Dom espera que todos nós possamos viver em mundo melhor, um mundo gerador de vida.

Para contribuir com as ações do Centro Social Santa Luzia ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Fernanda Barichello – Comunicação Centro Social Santa Luzia

Notícia: Clara Lorena, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.