Lar Juvenil São Domingos Sávio

 

 

É importante cuidar da vida e saber o valor dela. Neste mês do Setembro Amarelo, com todo o significado por traz da campanha, a Rádio Dom tem a alegria de apresentar mais uma linda Obra Salesiana, a Obra Social de Araraquara.

A trajetória do Lar Juvenil começou no dia 24 de setembro de 1951, pelo Padre Francisco Salles Colturato, com a finalidade de ser um internato infanto-juvenil para o público masculino, assim foi até o ano de 2003. Posteriormente, os Salesianos assumem a direção, se encerra o atendimento em abrigo e se inicia o trabalho em meio aberto para 160 crianças e adolescentes de ambos os sexos.

No ano de 2017 foi criada a comunidade Salesiana em Araraquara, passando a ser filial da Escola Salesiana Liceu Coração de Jesus em São Paulo. No ano de 2019 o Lar Juvenil mantém sua filial, porém sua parte administrativa e pedagógica é de responsabilidade dos Salesianos São Carlos, juntamente com os colaboradores leigos que ali trabalham. Atualmente, o Lar Juvenil desenvolve ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 150 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos.

 

Projetos

Dentre os variados projetos realizados no Lar Juvenil, destaca-se neste mês de setembro o projeto pastoral Dizer sim à vida”, projeto esse, feito para educandos de 06 a 14 anos participantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. A instituição aborda constantemente a valorização da vida, deste modo, o projeto tem o intuito de colocar em pratica o Sistema Preventivo de Dom Bosco, visando construir consciência coletiva com crianças, adolescentes, jovens e famílias, sobre o cuidado e buscando o sentindo da vida.

O Lar desenvolve e elabora materiais educativos com temáticas de formação humana relacionadas à valorização e o cuidado com a vida, criando estratégias que priorizem a reflexão com educandos que já tiveram ou não comportamentos auto lesivos ou tentativas de suicídio. Neste ano o projeto completa dois anos desde que foi aplicado no Lar Juvenil São Domingos Sávio, ele visa a valorização da vida e conta com a criação de cartazes educativos, entrega de mensagens geradoras de vida às pessoas, gincanas pedagógicas, mensagens de bom dia e boa tarde com a temática do dizer sim à vida e atividades lúdicas.

Por conta da pandemia causada pelo vírus do Covid-19, o projeto será adaptado e mantará o distanciamento e as normas respeitando as medias preventivas. Os atendimentos estão sendo feitos por redes sociais, o Lar está elaborando cartilhas pedagógicas para os educandos de 6 a 11 anos e para os educandos de 12 a 14 anos estão sendo produzidos vídeos relacionados ao sentido da vida, como proposta de ajuda aos adolescentes e jovens na busca do sentido existencial.

Os Salesianos de Araraquara prezam a conscientização da importância do viver e de como precisamos ajudar uns aos outros de acordo com a possibilidade de cada um. A Rádio Dom ressalta aqui quão valorosa é sua vida. Diga sim a vida! Você não está sozinho.

 Para contribuir com as ações do Lar Juvenil Araraquarense São Domingos Sávio ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Bruno Richard – Assessor Salesiano de Pastoral

Notícia: Clara Lorena, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.