Oratório São Luiz Araras

 

 

O Oratório São Luiz é uma associação civil de natureza confessional, beneficente, filantrópica, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter assistencial, educacional, religioso e cultural, constituída sob a inspiração dos ensinamentos e do carisma de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana.

Em Araras, a obra salesiana instalou-se em 29 de janeiro de 1895 com o Padre Alexandre Fia, missionário italiano. O objetivo inicial do Oratório era atender os imigrantes italianos residentes na cidade. Em seguida foi construído um externato e com o passar do tempo outros espaços apareceram para acolher todos aqueles que procuravam a obra.

O Oratório Dom Bosco, filial do Oratório São Luiz, foi inaugurado em 27 de abril de 2002 tendo por objetivo atender a zona leste da cidade, região em fase de expansão, onde famílias e indivíduos estão expostos a vulnerabilidade social e relacional.

Atualmente desenvolvem atividades na área da Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no projeto denominado PROVIM DOM BOSCO, com cem por cento de gratuidade, tendo como público alvo: crianças e adolescentes, especialmente, em situação de vulnerabilidade.

O projeto Provim Dom Bosco atende Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos prioritariamente pertencentes a famílias em situação de fragilidade social e oriundas de encaminhamento socioassistencial. O projeto atende nos horários das 7:00hs às 10:50hs e das 13:00hs às 16:50hs, de segunda a sexta-feira

Em 2019 foram atendidos 223 usuários e atualmente são 200 atendidos. As atividades desenvolvidas no projeto são; Acolhida, Arte, Teatro, Dança, Música, Musicalização, Inclusão Digital, Esporte, Jogos Lúdicos, Formação Humana e Cidadania, Hora do Conto, Cultura e Sociedade, Recreação, Serviço Social e de Psicologia.

Nos finais de semana, realizam o Oratório Festivo aos sábados a tarde e domingos de manhã. A obra é aberta a comunidade onde são desenvolvidas atividades recreativas, esportivas e formação.

Assim, ao longo desses 125 anos, os oratórios em Araras têm contribuído com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens que já passaram, e os que hoje estão presentes em sua organização.

As atividades desenvolvidas pelo Oratório São Luiz procuram assegurar a prevenção de situações de risco social, como isolamento, situações de violência e violações de direitos, e demais riscos identificados pelo trabalho de caráter preventivo juntos aos usuários. Dentro deste processo famílias são acompanhadas e orientadas, possibilitando um aumento de acessos a direitos e serviços socioassistenciais, melhorando a qualidade de vida das famílias. Ainda são promovidas ações que buscam rompimento do ciclo de violência doméstica e familiar e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Para contribuir com as ações do Oratório São Luiz de Araras ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Marcelo Costa – Salesiano Cooperador

Notícia: Radamés Júnior, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.