Salesianos São Carlos

 

Setembro é o mês da conscientização a vida, a saúde mental, a importância do outro e de nós mesmos. É importante cuidar, conversar e ajudar, mas não só no mês da campanha. A Rádio Dom preza e espera que seja acesa a luz na vida de cada jovem. Desta forma, hoje é dia de apresentar a Obra Social de São Carlos, conhecida também como Educandário.

A Obra Social de São Carlos foi fundada em outubro de 1949 na cidade de São Carlos, desenvolvendo serviços à comunidade. A partir de fevereiro de 1978, os Salesianos assumem a direção completa da Obra. O trabalho de acolhimento para crianças e adolescentes do sexo masculino continuou e a partir de 1992 se iniciou as atividades de contraturno escolar, pensionato para jovens e cursos profissionalizantes. Em 1999, começou o trabalho com as medidas socioeducativas em meio aberto, Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade e em 2001 com Semiliberdade.

Atualmente, os salesianos continuam responsáveis pela execução das Medidas Socioeducativas em Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade para 120 adolescentes, de 12 a 18 anos. Na instituição, é desenvolvida ações de Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos e complementares à escola para 540 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos e Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para 60 adolescentes e jovens de 17 a 29 anos. Todo o trabalho é desenvolvido na Unidade I – Sede: Vila Nery e Unidade II: Dom Luciano Mendes de Almeida – Bairro São Carlos VIII.

O Salesianos São Carlos é uma associação civil, de caráter beneficente e educacional, que tem por finalidade a assistência social no atendimento e assessoramento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade, em busca da garantia e defesa dos direitos da criança, do adolescente e do jovem.

Projetos

O projeto pastoral “Dizer sim à vida” está completando dois anos e seu intuito é a valorização da vida. O projeto inclui a entrega de mensagens geradoras de vida às pessoas, pintura e organização da nova sala de pastoral com o auxílio dos educandos da Unidade I, mensagens de bom dia e boa tarde com a temática do dizer sim à vida, oficinas de teatro e atividades lúdicas.

Neste ano, por conta da pandemia do Covid-19, a Obra adaptará sua metodologia. Como o intuito do projeto é o dizer sim para a vida, a obra está produzindo cartilhas pedagógicas para os educandos de 6 a 11 anos e para os educandos de 13 a 29 anos. Junto a isso estão sendo produzidos vídeos relacionados ao sentido da vida como proposta de ajuda aos adolescentes e jovens na busca do sentido existencial. Sempre motivando o jovem à vida e à esperança.

A Obra Social de São Carlos também apoia dois projetos de voluntariado: Amor Exigente, que é um grupo de apoio as famílias para prevenir o uso abusivo de álcool e outras drogas e a Escolinha de Futebol “Chuteira de Ouro”.

Rádio Dom, sempre informando em prol da vida. Compartilhe está ideia.

 Para contribuir com as ações dos Salesianos São Carlos ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Bruno Richard – Assessor Salesiano de Pastoral

Notícia: Clara Lorena, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.