Oratório São Luiz Lorena

 

É setembro, com todo seu simbolismo que este mês representa, sobre fases e mudanças positivas, também é o mês que traz a campanha do setembro Amarelo, que é a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

As inúmeras Obras Sociais Salesianas, alicerçadas no Sistema Preventivo de Dom Bosco, através de seus projetos sempre buscam a vida, as possibilidades e a esperança de um mundo melhor.

Falando em esperança, hoje vamos apresentar com muita alegria o CEDESP de Lorena. Esta obra fica localizada na Avenida Coronel José Vivente, 657 - Cidade Industrial, e ela desenvolve vários projetos importantes.

Nela a vida se encontra em movimento, e o alicerce das relações entre os educadores e os educandos para todos estes projetos darem certo é o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Dom Bosco vive em cada ação, seja dentro da Obra ou até onde ela alcança. Viva Dom Bosco! Viva a Vida! Sim a Vida!

A Obra Social São Luiz é uma Obra Salesiana, hoje atende-se cerca de 350 educandos, entre 06 e 60 anos, pelos projetos, Provim (06 a 12), Espaço Aprendiz (13 a 17) e PAIF (idade adulta). Na Obra, os educandos passam por projetos nos quais são apresentados temas pertinentes para a formação humana e pessoal, lá trabalha-se o Projeto de Vida, tendo como base o Sistema Preventivo de Dom Bosco (Fé, Razão e Amorevolezza), nela também são oferecidas oficinas Culturais e Esportivas para o estímulo de vivência em comunidade e trabalhar habilidades em equipe.

Para os integrantes do PAIF e Espaço Aprendiz, são ministrados cursos profissionalizantes, como: costura, estética, beleza e informática, que pode gerar uma renda e ajudar nas questões domésticas. Desta forma, além de todo trabalho humano realizado, também são oferecidos estes cursos que preparam os educandos para o mercado de trabalho e ajudam o indivíduo a ter uma profissão.

A Obra Social São Luiz, é a maior de número de atendidos e a única que segue o Carisma Salesiano na cidade. Desta forma, tem grande impacto na comunidade local, pois além do atendimento diferenciado abrange muitas famílias da cidade que recebe não só atendimento para os filhos, mas também para os familiares.

A Obra ajuda crianças e adolescentes a aprenderem a se cuidar, e como a vida de cada um tem valor. A partir do Sistema preventivo são convidados a serem “Bons cristãos e Honestos cidadãos”. As oficinas Culturais e Esportivas, e Salesianidade, promovem a atividade coletiva e explora as habilidades, ajudando na distração e surgimento de vocações.  A Obra Social São Luiz contribui de forma efetiva na vida da comunidade de Lorena, devido ao acolhimento e a quantidade de acolhidos nela, formando e auxiliando no crescimento de uma sociedade mais humana.

 

Projetos

Em tempos de funcionamento normal, os projetos já citados são de grande valor e sucesso dentre os educandos e seus grupos familiares. A Obra também conta com um projeto que acolhe os responsáveis pelos educandos, este Grupo de Pais recebe toda a orientação necessária para o cuidado com o jovem.

Um dos projetos é o Mercadinho Solidário, que acolhe e ajuda às famílias do município de Lorena, principalmente às atendidas na Instituição. Este projeto é um mercadinho, no qual os produtos são gratuitos e as famílias podem adquirir o que for de sua necessidade, dentre estes produtos têm: alimentos, roupas e produtos correlatos a necessidade de uma casa. As famílias passam primeiro por atendimento e escuta para verificação das condições da casa, como renda, composição familiar, relações, e se necessário são indicadas para serviços assistenciais. Após esta entrevista, as famílias podem ir as “compras”.

Atualmente, devido a pandemia do COVID-19, são realizados projetos de alcance aos educandos, já que não se pode ter a presença deles na Obra Social.

 

Rádio Dom

 Na Obra Social São Luiz, existe um dos polos da Rádio Dom, onde são gravados os Programas “O Dom do Esporte” e “Protagonistas”, liderados por Universitários da rede e por Educadores da Obra, respectivamente. Neste projeto, também são realizadas lives sobre assuntos pertinentes aos jovens e crianças. A Rádio Dom é uma rádio da Rede Salesiana que nasceu para colocar o jovem à frente da sua vida e ser protagonista da sua história, ela promove através da educação o valor a vida e a alegria de ser jovem.

A Rádio Dom espera que no mês de setembro, seja plantada uma semente de esperança no coração de cada jovem!

 

Para contribuir com as ações da Obra Social São Luiz ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Tayna Ribeiro – Assessora de Pastoral Obra Social São Luiz

Notícia: Clara Lorena, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.