Liceu Coração de Jesus Pindamonhangaba

 

Os salesianos chegaram à cidade de Pindamonhangaba em 1943 e iniciaram a Obra Salesiana realizando projetos em favor da comunidade e das crianças por meio do Instituto do Coração Eucarístico. Em 1992, a obra foi incorporada à Inspetoria Salesiana de São Paulo, um enorme ponto positivo, porque agora, teriam suporte financeiro para o sustento dos seus projetos sociais. Para expandir as ações socioeducativas e atender com melhor estrutura a população, surge então, o Liceu Coração de Jesus que atende especialmente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Hoje, após uma longa caminhada com reformulações, parcerias, reformas no aspecto físico e de qualificação dos educadores da obra, adequação do projeto educativo. A obra é reconhecida na comunidade local como um apoio e uma forte influência de forma a possibilitar o crescimento integral e o protagonismo dos usuários. A obra conta com dois serviços e um projeto, que são: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Escuta Especializada; Projeto do cursinho pré-vestibular.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: possui caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. O público alvo são crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. O impacto do serviço no território se baseia na construção e reconstrução de histórias e vivências individuais, familiares e comunitárias, ampliando a qualidade de vida, o acesso a serviços públicos e o fortalecimento de vínculos.

Também existe o Serviço de Escuta Especializada, que tem por objetivo atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de violência de todo o município. Esse serviço proporciona ao público, que vivenciou a violência, um espaço de acolhida, respeito e escuta qualificada.

O projeto do cursinho pré-vestibular oportuniza uma educação de qualidade a adolescentes e jovens, aumentando assim, a probabilidade de ingressarem em uma universidade/faculdade.

Tendo em vista a dificuldade de muitos jovens ingressarem nas universidades, foi projetado um cursinho pré-vestibular, que iniciou em 2019 com cerca de 30 estudantes, em um projeto piloto. Com os resultados positivos no primeiro semestre do ano que tinha somente matemática e língua portuguesa, a grande procura tanto por estudantes como professores (que ajudariam nas cargas horárias das aulas), no segundo semestre foram implantadas aulas de química, biologia, geografia, história e projeto de vida, ampliando o conhecimento dos alunos para alcançarem suas metas.

No ano de  2019, recebemos a devolutiva de onze alunos  aprovados nas seguintes universidades: UFLA - Engenharia Ambiental;  UNESP – Engenharia Civil; UFRRJ – Ciências Sociais; UNIFUNVIC – Odontologia Fisioterapia; UNIP – Enfermagem; UNISAL – Educação Física, Psicologia, História e Direito (2); Unisal - bolsa de 100% através de uma parceria da universidade com instituição.

 Em 2020 o projeto tomou forma, deixando de ser piloto. As aulas do curso são semanais, de segunda à sexta-feira das 18h30 às 21h30, abrangendo as seguintes disciplinas: gramática, interpretação de texto, literatura, redação, matemática frente I,II e II, química, física, biologia, geografia, história, filosofia, sociologia, espanhol, inglês, projeto de vida e estudo direcionado. Atendendo cinquenta e dois alunos, o projeto no segundo semestre teve como resultado a aprovação de duas alunas que cursarão as faculdades Anhanguera – odontologia (ProUni 100%) e FASC – Direito.

Para contribuir com as ações do Liceu Coração de Jesus ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Ana Cavadas – Coordenadora Pedagógica

Notícia: Enrico Sordilli, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.