Obra Social Santa Clara

           

          A Obra Social Santa Clara atua no munícipio de Campos do Jordão deste o ano de 1988 e procura desenvolver suas atividades em torno do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Tem como missão específica evangelizar, promover e educar crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, incentivando o exercício da cidadania, promovendo a formação humana, religiosa, ética e social, efetivando assim o anseio de Dom Bosco de formar bons cristãos e honestos cidadãos.

          Desde suas origens diversos trabalhos foram desenvolvidos por esta casa salesiana, como por exemplo os oratórios festivos que ocorriam semanalmente e até atividades durante os períodos de férias, de janeiro e julho, atividades estas que eram chamadas carinhosamente de Faislâdia e Boscolândia,  contando estas com o envolvimento e parceria dos formandos salesianos.

          Outra área muito desenvolvida nesta Obra Social é a preocupação de qualificar profissionais para o mercado de trabalho. Durante os anos de 1988 até 2005 ofereceu-se cursos em diversas áreas, entre elas o da construção civil, confecção e alimentação. Acreditando no trabalho em rede, todos estes serviços foram realizados em parceria com outras entidades, entre elas o SENAI, o SINDUSCON (Sindicato da Construção Civil), a ABRAVEST (Associação Brasileira do Vestuário) e o Sindicato da Panificação.

          A partir dos anos 2000 a Obra Social vinculou-se a Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão por meio de convênio, passando a atender como Escola Integral. Além deste, entre os anos de 2006 e 2009 a instituição participou da Rede Social de Campos do Jordão e também neste período acolheu o projeto de musicalização do Festival de Inverno.

          Assumindo o carisma salesiano a Obra Social Santa Clara sempre buscou fazer valer dos seus valores, de modo especial na elaboração de projetos e nos vínculos que criou, buscando ser referência no seu território de atuação. Um exemplo disto é a Corrida de Rua Dom Bosco que acontece deste o ano de 2009, no mês de agosto, e envolve toda a Rede Municipal de Educação. Este evento foi um trampolim para incentivar o ex-aluno Renan Vitor Pontal a ingressar nas competições de atletismo.

          Outra data marcante na história desta casa foi o 1º Seminário de Educação Salesiana realizado no ano de 2015. Contanto com a parceria do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, bem como o apoio da Rede Salesiana Brasil, demonstrando assim a sua relevância e vínculo com outras instituições salesianas.

          No ano de 2016, buscando fortalecer ainda mais suas ações no âmbito salesiano, iniciou uma parceria com o Colégio Salesiano Santa Terezinha, do qual recebe doações das chamadas “sacolinhas de Natal”. Estas são doadas a cada aluno da Santa Clara no período de dezembro de cada ano. Ainda em 2016 recebeu a presença dos jovens missionários salesianos da comunidade de Itaquera para realizarem o projeto inspetorial da Semana Missionária.

          Todas essas ações demonstram a identidade salesiana presente na vida dos educadores e educandos e que chega a transbordar para toda a comunidade local onde a obra está localizada. Fora todas essas ações, a Obra Social Santa Clara promove, direta e indiretamente, por iniciativa própria ou por parceira eventos sociais, culturais e formativos, levando aos seus atendidos a possibilidade de participação e efetivação de suas cidadanias e também experiências religiosas.

          Preocupada em levar conteúdo de qualidade para os seus atendidos, a Obra também possibilita e incentiva a participação dos mais de 30 colaboradores em cursos, palestras, formações e encontros. A partir destas qualificações os educadores levam às 300 crianças que são atendidas na instituição atividades lúdicas, artísticas e desportivas, tendo sempre como base a pedagogia e metodologia do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Além do tripé salesiano (razão, religião e amorevolezza), consideram-se também pontos estruturais dessas atividades os quatro pilares da educação propostos pela Unesco, bem como as dez dimensões educacionais apontadas pelo BNCC (Branco Nacional Comum Curricular).

          Tendo como fundamento os serviços sociais a Obra Santa Clara atua em sintonia com o Sistema de Garantia de Direitos: Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal de Assistência Social. Em toda a sua atuação a instituição já participou destes conselhos como membro representativo da sociedade civil.

          Nos mais de 30 anos desta casa salesiana pode-se contabilizar diversos impactos de grande relevância para a comunidade, entre eles as mais de 8 mil pessoas que ali foram capacitadas em cursos profissionalizantes; o reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação sobre a importância e aplicabilidade do Sistema Preventivo de Dom Bosco, com participação efetiva de 100% da Rede Municipal de Educação no 1º Seminário de Educação Salesiana realizado; o envolvimento de ex-alunos em projetos de sucesso incentivados pela Obra; o apoio e envolvimento de outros órgãos públicos nas iniciativas propostas pela Obra. Entre tantas coisas a serem ressalta, o que demonstra a importância desta casa salesiana ainda nos dias de hoje é o fato de a cada ano aumenta-se a demanda de procura pelos serviços ali oferecidos.

          Para contribuir com as ações da Obra Social Santa Clara ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Maria Helena – Gestora da Obra Social Santa Clara

Notícia: Guilherme Freitas, sdb - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.