Projeto Jataí

 

Desde agosto de 2002, o “Projeto Jataí”, nome popularmente conhecido da Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, teve seu início com um simples oratório. Com o passar dos anos, o projeto aumentou e hoje consegue dar suporte às diversas carências da comunidade, entre elas, o atendimento de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente o projeto é coordenado por Raquel de Oliveira Dias, primeira leiga não consagrada a assumir a direção do projeto.

O Projeto conta com seguintes serviços: Medida Socioeducativa Liberdade Assistida – com oficinas de Inclusão Digital e Barbearia; Mundo do Trabalho (cursos de Cabeleireiro e Informática Integrada à Recursos Humanos e Administração); Contra turno escolar (PROVIM - Programa Vida Melhor); Cursos de Música (Sopro e Percussão – com Orquestra e Banda de Marcha); Orientação Profissional – com o Projeto Jovens Talentos Aprendizes; Projeto na Ponta dos Pés (Ballet e Hip Hop), Oficina Lúdica e Oficina de Aulas de Violão (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Conta com cerca de 800 atendidos por ano, somando o público dos serviços, programas, projetos e o Oratório Festivo que acontece aos sábados. Ações como o projeto “Jovens Talentos Aprendiz – Orientação Profissional”, destacam-se por auxiliar os jovens a ingressar no mercado de trabalho, com oficinas, práticas administrativas, visitas técnicas a empresas e oportunidades aos jovens para ingressar em empresas parceiras. Este projeto os ajuda a conhecerem as muitas áreas de empresas parceiras e, assim, os jovens têm grandes oportunidades para trabalharem.

O projeto não conta com financiamento próprio é só possível graças às parcerias e a Pastoral Salesiana da obra que agem em conjunto para dar suporte e base aos jovens atendidos. Em média 60 jovens são atendidos nas oficinas do projeto “Jovens Talentos Aprendiz”, além de 5 jovens que participam da iniciativa através da Pastoral Juvenil Salesiana da obra.

 

Para contribuir com as ações do Projeto Jataí ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Diego – Articulador Social do Projeto Jataí

Notícia: Enrico Sordili Cosentino, estudante de jornalismo - Equipe de Comunicação Rádio Dom. 

 

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.